O que é o projeto ‘Manual Hacker’?


Muitas pessoas tem muitas dúvidas sobre o que realmente é o Manual Hacker, e qual é o seu real objetivo. Após muitas perguntas, decidimos esclarecer todas as dúvidas nesta publicação, além de contar um pouco de nossa história. Antes de mais nada, podemos começar dizendo o que o Manual Hacker não é:

  1. “Hack de Facebook”
  2. “Hack de Email”
  3. “Hack de Jogos”

A ideia principal do Manual Hacker é disseminar conhecimentos relacionados à Segurança da informação, além de auxiliar testes de segurança, de forma simples, rápida e funcional. Não temos atualmente o objetivo de ser uma ferramenta principal de testes em ambientes reais, mas podemos, com algumas ferramentas simples, auxiliar o processo, deixando-o mais dinâmico e de certa forma, “móvel”.  Por conta do nome, que leva a tag “hacker” não é um problema associá-lo com essas ferramentas bobas de hackerismo espalhadas por ai, as quais foram citadas logo acima. Entretanto, o motivo essencial pelo qual o aplicativo tem o termo “hacker” no nome, é pelo fato de justamente a tag atrair usuários do mundo inteiro, com um pensamento já formado ou completamente diferente do essencial da área. Para quem vem buscar no aplicativo as funções de hackerismo já citadas, temos o objetivo de oferecer uma experiência de conhecimento e testes que possam demonstrar o que de fato é segurança da informação. Ou seja, o nome é excelente para o marketing!

Um pouco de história

“O Manual Hacker surgiu de uma necessidade que eu tinha de realizar testes de segurança de forma móvel, além de levar comigo todas as informações necessárias. Além disso, eu também precisava ter em um só lugar notícias e outras pessoas para poder discutir todo tipo de informação relacionada com a área. Pesquisei em muitos locais algo semelhante, mas não encontrei nada que suprisse essa necessidade, no exato modelo que imaginei. Foi daí, que me veio a ideia de desenvolver o aplicativo, e um tempo depois, disponibilizá-lo para todas as pessoas.” – Pedro Paulo Silveira (CEO Fundador do Manual Hacker, em entrevista à revista INFO)

Primeiros passos

Antes de qualquer divulgação, todas as ferramentas e informações deveriam ser analisadas e testadas. Além disso, todas as funcionalidades não deveriam apresentar falhas. E numa pequena publicação do Facebook, com mais de 700 curtidas orgânicas, percebeu-se que um aplicativo neste formato era uma necessidade do mercado de segurança, pois diversas pessoas precisavam da mesma coisa.

Funcionalidades do aplicativo

11880699_752189464891818_1250717022_n11880732_752189461558485_2061201271_n11872909_752189418225156_943809332_n

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Manual Hacker tem o objetivo de ser um “tudo em um” da área de segurança (por mais que saibamos que nunca existirá um tudo em um de nenhuma área). A ideia é oferecer ao usuário uma experiência de aprendizado e testes. Entretanto, isto é um tanto quanto complicado. Os usuários mais leigos sempre reclamam que não estão entendendo o conteúdo e que não sabem utilizar as ferramentas. Já os avançados, reclamam que o conteúdo é muito leigo e que as ferramentas poderiam ser melhores. E devemos concordar com ambas as partes, pois são nosso público alvo, mas também devemos tentar ajustar tudo conforme o conhecimento do usuário.

Oferecemos informações, desde tutoriais específicos de algumas ferramentas, como metasploit, sqlmap, nmap, dentre outras, até informações sobre redes (modelo OSI, diagramas de cabos de redes, deepweb), curiosidades (biografias, comandos básicos de Linux/DOS, definições de malwares) e várias outras áreas relacionadas à tecnologia e segurança. Tal fonte de informações serve de uso tanto para aprendizado (usuários) quanto para divulgação de trabalhos/artigos (autores). Oferecemos nosso espaço para autores da área publicarem seus artigos no aplicativo, divulgando seus portais/blogs, gerando ganhos para ambos os lados.

Já as ferramentas disponíveis, servem de complemento para um teste real, e não devem ser as substitutas para os computadores, pois ainda não oferecem tamanhas possibilidades e poder de processamento (por mais que tenhamos no mercado celulares extremamente potentes, os testes em computadores ainda são melhores). Oferecemos ferramentas como: Ping, Scanner de Portas TCP, DNS Reverse Lookup, HTTP Header, Informações da rede, IP Externo, consulta Whois, SQL Injection testing, dentre várias outras, relacionadas à redes ou simples utilitários. Todas elas são de funcionamento extremamente simples. Em sua maioria, todas requerem um endereço de ip ou alguma informação, para retornar outra. Por mais que saibamos que usuários avançados sempre prefiram os terminais e linhas de comando, por questões de simplicidade e moderação (entre leigos e avançados) decidimos oferecer ferramentas mais simples e que podem ser acessadas com mais velocidade.

Para notícias e comunicação, o Manual Hacker disponibiliza feeds de alguns portais de notícias do Brasil e dos EUA, como Clavis, Br-Linux, Terra, Packet Storm Security, Exploit-DB, e vários outros. Tal funcionalidade, evita a busca de informações em diversos portais, um de cada vez, facilitando a vida dos usuários que querem obter novas notícias. Para comunicação, existe um chat no aplicativo, tanto para usuários do idioma inglês quanto português. O objetivo nada mais é do que oferecer um canal de troca de informações entre os usuários.

Manual Hacker Platform

Em setembro de 2015, lançamos uma plataforma em nuvem para testes de segurança. Tal plataforma, serve como extensão do aplicativo, auxiliando ainda mais os testes de segurança. Antes, todo e qualquer teste realizado no Manual Hacker não podia ser salvo, e os resultados eram perdidos. Além disso, muitos usuários cobravam algo que pudesse também ajudá-los a entender os resultados, vídeos explicativos, e algo na web. Partindo destas necessidades, o Manual Hacker Platform oferece a opção de salvar em nuvem todos os testes realizados pelas ferramentas do App. Além disso, para alguns testes são fornecidas análises dos resultados.

Para compor toda a experiência de uma plataforma em nuvem de segurança, o Platform também dispõe de vídeos de alguns palestrantes nacionais, eventos online, códigos promocionais de parceiros (editoras de livros da área), explicações de ferramentas, fóruns, banca de livros para análise colaborativa, dentre várias outras coisas, além das possibilidades que isto gera.

UserExperience_MH_PT

 

 

Manual Hacker – Startup

Até janeiro de 2015, o Manual Hacker não tinha a pretensão de se tornar uma startup. Entretanto, quando observou-se o passado de acontecimentos, vimos que já éramos uma. Em 2013, pouco após o lançamento do aplicativo, foi desenvolvido um artigo científico chamado “Segurança da informação no Brasil: desenvolvimento de um aplicativo para disseminação de conhecimento”. Tal artigo foi aceito em duas feiras científicas (Salvador e Belo Horizonte), e em uma delas (FEBRAT/UFMG) foi escolhido entre os 10 melhores projetos, dos mais de 350 participantes de todo o país.  Em 2014, alcançamos a marca de 100.000 downloads, que foi extremamente significativa para o projeto. Saber que mais de 100 mil pessoas tinham se interessado em uma ideia que nasceu de uma simples necessidade, fez com que voltássemos nossos olhos para as reais aplicações de mercado que o Manual Hacker poderia tomar. E foi o que aconteceu. Em 2015 fechamos diversas parcerias que auxiliaram no processo de desenvolvimento e estruturação do negócio. Parcerias com Google, Facebook, Microsoft, Ciência Moderna, Novatec e Locaweb, foram essenciais para tudo que conseguimos até hoje. Também participamos de alguns campeonatos de startups, tendo sempre uma boa colocação nos resultados finais. Como exemplo, destacamos nossa participação na Copa do Mundo de statups universitárias, a Venture Cup (Dinamarca), em que após várias etapas de classificação, nas semi-finais estávamos em primeiro lugar no Brasil, a um passo de representar nosso país contra empresas do mundo todo. Mas na grande final da etapa nacional, acabamos em terceiro lugar, que serviu para ver quais foram os erros e aprendizados do processo e em que devemos melhorar.

Premiações e acontecimentos

  1. 150 Mil Downloads em mais de 45 países
  2. 3ª Melhor startup universitária do Brasil (Venture Cup/Dinamarca)
  3. 50 Melhores startups do Brasil (Acelera Startup (FIESP)/SP)
  4. 12 Melhores startups de segurança do Brasil (Acelera Startup(FIESP)/SP)
  5. 100 Melhores Apps de 2014 (Revista INFO/Abril)
  6. 10 Melhores projetos científicos (FEBRAT(UFMG)/MG)
  7. 6ª Melhor startup do Triângulo Mineiro (Minas Startup/MG)
  8. Menção honrosa – reconhecimento de trabalho (IFBA/BA)

Mídia

 

Mkt_ONEAll

 

Bem, acreditamos que conseguimos esclarecer algumas das maiores dúvidas que os usuários tem acerca do projeto. Caso, ainda assim, tenham alguma dúvida, fiquem à vontade para perguntar por aqui, ou então enviem um email para contato@manualhacker.com.br.

Bom uso, boa ética e bom dia/tarde/noite! 😀

#ManualHacker

Download (Manual Hacker Free Smarts): https://goo.gl/pHSE4

Download (Manual Hacker Gold): https://goo.gl/iy88Y

Manual Hacker Platform: http://platform.manualhacker.com.br

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *